O óleo de cártamo é um óleo extra virgem extraído de uma planta chamada Carthamus tinctorius que também é usada para tingir de produtos. Possui três principais nutrientes sendo eles o ômega 9 (ácido oleico) que é uma gordura monossaturada e em consumo frequente reduz 45% das doenças cardiovasculares, o ômega 6 (ácido linoleico) tem como característica a redução do colesterol total e LDL colesterol e é rico em vitamina E que por ser antioxidante auxilia na prevenção do envelhecimento e os radicais livres.
O seu consumo deve ser de 1 cápsula antes do almoço e 1 cápsula antes do jantar, o óleo extra virgem pode ser consumido também 2x ao dia na quantidade de 1 colher de sopa podendo ser no tempero das saladas ou suplemento alimentar.
Aliado á uma alimentação saudável e ao exercício físico trará o resultado esperado, já que em pessoas sedentárias pode ocorrer acúmulo de gordura. Podendo ser encontrado em farmácias de manipulação e por vendas online.
O óleo de Cártamo apresenta o ácido linoleico podendo ser consumido até 70% já que ele tem propriedades que inibem uma enzima que acelera o metabolismo de lipídeos, acima desse valor não se sabe quais são seus efeitos da mesma forma do ácido linoleico conjugado que é proibido no Brasil devido a falta de informações sobre seus efeitos a longo prazo.