O câncer é a segunda doença que mais causa morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 14 milhões de novos casos são registrados por ano e essas notificações devem subir cerca de 70% nas próximas duas décadas.
Por conta disso a OMS criou em 2005 o dia Mundial de Combate ao Câncer, para que possamos levar mais informações sobre a doença para a população mundial, afim de prevenir e conscientizar.
Uma série de fatores pode desencadear no aparecimento da doença, como o tabagismo, o alcoolismo e o fator hereditário. Em todo caso, os profissionais da medicina concordam que o início do tratamento na fase inicial é vital para aumentar as chances de cura do paciente.
O câncer é uma doença multifatorial e um aspecto sozinho, com a dieta, não pode prevenir 100% o seu aparecimento. Existem, por exemplo, tipos de câncer associados com mutações genéticas herdadas da família que podem se desenvolver mesmo que a pessoa adote uma alimentação saudável. No entanto, um dieta rica em verduras e legumes, grãos e frutas pode ajudar a prevenir a doença de modo geral. Do mesmo modo que evitar alimentos industrializados com ingredientes cancerígenas é uma opção de prevenção.
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.
Caso a população adotasse uma alimentação saudável e a prática de atividade física, mantendo o peso corporal adequado, aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados. Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos
Invista na sua saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho!
Artigo escrito por Dra Andréia Rodrigues
Nutricionista Esportiva – CRN3 40.349